ADAPTAÇÃO ESCOLAR
Saiba como lidar com este momento
Saiba como lidar com este momento
Banco de dados da Internet |
Olá amigos leitores do nosso blogger, no mês de março, muitas crianças voltam para a escola, ou até mesmo, começam a frequentá-la pela primeira vez. Os pais bem sabem que este processo de adaptação escolar não é tão fácil, pois ao falar desta adaptação que as crianças necessitam com o novo ambiente que irão vivenciar, tanto os pais quanto as crianças sentem-se angustiados. Nesta hora, ansiedade, medo e insegurança tornam-se sentimentos normais, afinal é uma experiência nova que será vivida. Sempre que inserida em um ambiente novo a criança estranha, afinal ela manterá contato com novas pessoas. No caso da escola, os professores e os demais colegas deverão aprender a seguir novas regras e horários, o que irá alterar todas as atividades que as mesmas estavam acostumadas a vivenciar cotidianamente.
Neste momento de adaptação, a ajuda dos pais é muito importante. Procure conversar com seu ‘’pequeno’’ sobre as novidades que eles irão encontrar na escola, os coleguinhas com quem poderá brincar, os trabalhinhos que irá realizar e tudo que irá aprender e principalmente, ensine-o a ver a professora como uma pessoa em quem ele deverá confiar, escutar e obedecer, bem como, participar das atividades propostas. Comente sobre a rotina que ele terá durante à tarde, como por exemplo, a hora do lanche, dos jogos e das brincadeiras. É muito importante salientar que depois do seu trabalho, ao fim da tarde, a família voltará para buscá-lo.
Nesta pauta, ressaltamos alguns cuidados que você deverá ter para ajudar na adaptação escolar do seu filho. Continue acompanhando as demais edições deste mês, afinal, o processo de adaptação poderá demorar mais alguns meses, já que cada criança possui um ritmo de aprendizagem em um determinado tempo.
Fonte de Pesquisa: MORAIS, Wilma Maria. Adaptação Escolar. Disponível em: <http://cybelemeyer.com.br/falandosobre/?p=148> Acesso em 03 de Fev. 2010.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nesta hora, os pais também acabam ficando angustiados, pois, cabe a eles a escolha da nova escola. Pedagogos orientam que sejam observados todos os aspectos da escola, como por exemplo: grade curricular, Projeto Político Pedagógico, Composição do corpo docente, bem como toda a estrutura física que o ambiente oferece, ou seja, analisar toda a qualidade da instituição. Esta escolha deve ser feita com cautela, pois, é de fundamental importância para a vida escolar do seu filho ou filha.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mudar de colégio, preocupação na certa!
A mudança de colégio é o tema abordado na pauta de hoje. Mudar de bairro ou cidade, sair da Educação Infantil para os Anos iniciais muitas vezes pode ser frustrante para algumas crianças. É natural a criança sentir medo do novo, das novas pessoas com as quais deverá se relacionar, sem falar que os velhos amigos ficam na antiga escola, e a tarefa mais difícil é exatamente esta, de construir novos e verdadeiros laços de amizade.
Internet |
Após tirar suas dúvidas, conhecer e escolher com segurança a nova escola, os pais poderão ajudar a criança, passando um pouco mais de tranquilidade, demonstrando segurança na sua escolha.
É importante também que a criança saiba o motivo pelo qual vai trocar de escola, assim, poderá se adaptar mais facilmente com a ideia, entendendo a necessidade da troca. Algum estranhamento no inicio é normal, mas os pais devem tomar cuidado, pois, para a criança qualquer anormalidade será motivo para querer voltar ao antigo colégio.
E para finalizar esta pauta, fica mais uma dica que poderá ajudar neste momento, nas primeiras semanas, até seu filho se adaptar, acompanhe-o até a escola, e na hora da saída esteja lá, esperando-o, isso vai demonstrar que ele não está sozinho.
Fonte de pesquisa: A NOVA ESCOLA. Revista Crescer. v.10 n. 120, nov/2003. p. 100.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alguns cuidados para este momento tão difícil para alguns pais
Adaptação escolar é um tema bem amplo e necessita da atenção dos pais. Quem não fica com o coração apertado ao sair da escola vendo seu filho chorar por não está acostumado com este novo ambiente? Para algumas crianças é difícil se adaptar a esta nova rotina em seu dia, bem como relacionar-se com várias pessoas ainda desconhecidas. Felizmente, existem algumas crianças que superam bem este processo e iniciam sua caminhada escolar de forma tranquila e dinâmica.
Internet |
Mas pensando em auxiliar aquelas crianças que não possuem esta facilidade de adaptação, vamos deixar algumas dicas para os pais, para que possam ajudar seus ‘’pequenos’’ neste momento da adaptação. A primeira delas é ter o cuidado para você nunca sair da sala de aula ou do ambiente da escola sem se despedir da criança. Sabemos que é na hora da despedida que a criança começa a chorar, mas é importante que ele saiba que você está se retirando do ambiente, pois caso ela revolva querer a atenção do pai ou mãe e não encontrá-los, sentirá a sensação de abandono, o que poderá prejudicar o processo de adaptação.
Outra dica importante é nunca comparar seu filho com outra criança que está apresentando uma adaptação mais tranquila. Cada criança possui personalidade e comportamento próprio, sentimentos de segurança e insegurança diferentes uns dos outros, por isso é de extrema importância respeitar esta individualidade, bem como o tempo necessário para que a criança sinta-se segura. O que os pais não poderão fazer, é relatar o cotidiano que as crianças vivenciam em casa antes de frequentar a escola, eles deverão deixar que a criança e a professora construam sua relação, avise em caso de remédios controlados e demais observações necessárias.
Fonte de Pesquisa: MORAIS, Wilma Maria. Adaptação Escolar. Disponível em: <http://cybelemeyer.com.br/falandosobre/?p=148> Acesso em 03 de Fev. 2010.