PIBID/URI Subprojeto de Pedagogia - Frederico Westphalen
O projeto em voga corresponde ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao órgão federal CAPES; o tal apresenta-se como uma proposta de incentivo à profissão docente e à formação inicial. O subprojeto em desenvolvimento pelo Curso de Pedagogia da URI-FW contempla a modalidade do Ensino Médio na escola campo do município de Palmitinho, Instituto Estadual de Educação 22 de Maio. O foco de trabalhoelencado no subprojeto é desencadear ações que possibilitem aos bolsistas de Pedagogia desenvolver habilidades e competências condizentes à construção do conhecimento. Desta forma, espera-se que se desenvolva junto com odomínio do conhecimento pedagógico, o comprometimento educacional ea compreensão do papel social da escola, o conhecimento de processos de investigação e atitude de disponibilidade e flexibilidade para a mudança e aperfeiçoamento profissionalbuscando conhecer tanto as práticas docentes, quanto as necessidades didáticas e dificuldades de aprendizagem existentes neste meio educacional. Nesse sentido, compreende-se que os saberes e competências desenvolvidos vêm a contribuir com a formação e atuação do profissional pedagogo, além de estreitar laços entre o ensino acadêmico e a educação básica.Metodologicamente a proposta está pautada no conhecimento do Curso Normal através do estudo do Projeto Político Pedagógico, Regimento e Planos de estudos; na observação das aulas e intervenções nas disciplinas pedagógicas do ensino médio formação magistério; no desenvolvimento e aplicação de oficinas, seminários, palestras, minicursos e grupos de estudos contemplando as necessidades diagnosticadas através das observações. O Projeto está em seu segundo ano de desenvolvimento, e, desde seu início vem apresentando resultados que contemplam o objetivo do Programa. Equivalente a estes, salientar-sea experiência do trabalho docente; o contato com a realidade educacional; a coerência entre teoria e prática; articulação entre universidade e escola; o aprofundamento dos conhecimentos nas áreas contempladas na formação oferecida pelo Curso de Pedagogia; preservação de valores e relações humanas; crescimento pessoal, acadêmico e profissional vivenciando aquilo que se aprende; postura de constante pesquisa frente aos desafios que a escola impõe e entendimento da organização do Curso Normal, bem como de seus objetivos e funcionamento. Em virtude dos resultados obtidos ao longo deste primeiro período de trabalho, se faz importante destacar a contribuição do PIBID não somente para a Universidade, como também para a formação acadêmica dos alunos bolsistas, pois, conhecer o contexto de atuação pedagógica é importante para uma formação contextualizada e reflexiva.
Palavras-chave: formação docente, relação teoria e prática, habilidades e competências
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Título do Projeto: Ciclo de Políticas: Possíveis Interfaces com a Formação Continuada de Docentes dos Municípios de Abrangência da URI - Campus de Frederico Westphalen.
Plano de Trabalho: Formação Continuada x Ciclo de Políticas: possíveis interfaces
Resumo:
Esta investigação objetiva o cotejamento entre o Ciclo de Políticas de Ball (2001) e as políticas de formação de professores propugnadas pelo Sistema de Ensino. Tais relações têm por base o ciclo de influência, o ciclo de produção de texto e o ciclo da prática. A importância desta pesquisa situa-se na necessidade de auscultar as interfaces entre o ciclo de políticas com os processos adotados na formação continuada de docentes, explicitando, de forma científica, seus impactos e decorrências, subsidiando decisões futuras no planejamento da educação. Projeta-se, também, contribuir com a linha de investigação do Grupo de Pesquisa em Educação, aprofundando a produção na temática de Políticas Públicas, Currículo e Educação, Práticas Pedagógicas e Formação do Professor. A proposta inscreve-se numa abordagem qualitativa e descritiva, valendo-se de análise documental e grupo focal.
Bolsista: Viviane Ficagna Pesquisadora: Profª Dr. Edite Maria Sudbrack
Período: Agosto de 2011 a Julho de 2012
Projeto: A pedagogia da alternância e o enfrentamento das situações problemas no meio rural: limites e possibilidades - PROBIC/FAPERGS
Plano de trabalho: A pedagogia da alternância e a relação com a agricultura familiar no município de frederico westphalen
RESUMO: A pesquisa em voga compreende um estudo a cerca dos limites e possibilidades da Pedagogia da Alternância enquanto uma prática socioeducativa de enfrentamento das situações problemas do meio rural. Objetiva neste primeiro ano de desenvolvimento conhecer os princípios e metodologia desta Pedagogia, bem como,identificar sua relação com a agricultura familiar. O universo da pesquisa compreende os gestores e monitores da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, sendo que, inicialmente os estudos serão bibliográficos, partindo então para a pesquisa descritiva na forma exploratória num segundo momento do trabalho.
A Pedagogia da Alternância é reconhecida mundialmente como uma proposta educacional cujos métodos de ensino partem da realidade dos jovens e adolescentes que residem no meio rural. Diferencia-se por não ser um modelo educacional urbano adaptado ao rural, mas uma proposta de incentivo à permanência no campo, oferecendo uma formação profissional condizente com as necessidades rurais.
No ensino alternante o jovem é foco da aprendizagem utilizando-se de subsídios pertinentes a seu contexto, o que faz da aprendizagem um processo construção significativa. Este ensino é difundido através de centros de formação denominados CEFFAs (Centros Familiares de Formação por Alternância), nas modalidades de CFRs( Casas Familiares Rurais) ou EFAs (Escolas Famílias Agrícolas).
O foco de estudos da presente pesquisa é a CFRSI, Casa Familiar Rural Santo Isidoro, localizada na Linha Faguense em Frederico Westphalen. Espera-se obter com a pesquisa a realização de uma análise de dados, quanto aos limites e possibilidades da Pedagogia da Alternância como prática socioeducativa de enfrentamento das situações problemas do meio rural para a partir daí avaliar a experiência deste Centro de formação, a CFR de Frederico Westphalen como possibilidade de intervenção na construção de um novo rural, visando uma vida mais digna aos sujeitos que vivem no campo.
Bolsista: Ana Paula Noro Grabowski Orientadora: Drª Luci Mary Duso Pacheco
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Projeto: Políticas Educacionais: textos, contextos e práticas – Possíveis Interfaces com a Formação Continuada de Professores – PROBIC/FAPERGS
Plano de Trabalho: Ciclo de Políticas: interfaces entre a Prática Pedagógica e a Formação Continuada dos Docentes.
RESUMO:Este plano de trabalho está inserido na pesquisa “Políticas Educacionais: textos, contextos e práticas – possíveis interfaces com a Formação Continuada de Professores”, a qual objetiva a análise dos processos de formação continuada de docentes da rede pública municipal, atentando para os impactos de tais medidas. Dessa forma, comparar o Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (2001) com as políticas de formação continuada de professores, propugnadas pelas Redes municipais de Ensino. A pesquisa tem por objetivo, explicitar como se materializa a relação entre os processos de formação continuada e a prática pedagógica do professor, analisando as contribuições de tal formação para a qualidade da educação.
A proposta inscreve-se numa abordagem qualitativa e descritiva, valendo-se de análise documental e entrevistas, como instrumentos para a coleta dos dados. Tal pesquisa visa contribuir para as futuras decisões no planejamento da educação, como também, com o Grupo de Pesquisa em Educação – GPE e suas linhas de pesquisa.
Bolsista: Camila Soares dos Santos Orientadora: Prof.ª Dr.ª Edite Maria Sudbrack
De Agosto de 2011 a Julho de 2012
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Projeto: As políticas públicas e a expansão do atendimento a criança pequena em instituições de Educação Infantil em Frederico Westphalen
Fonte Internet |
Bolsista: Ana Cristina Otero da Rosa Orientadora:Maria Cristina Gubiani Aita
De Agosto de 2010 a julho de 2012
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Projeto: O Cuidar e o Educar: Implicações teórico práticas na busca da construção de uma Pedagogia da Infância
RESUMO:O estudo intitulado o cuidar e o educar: implicações teórico praticas na busca de construção de uma pedagogia da infância, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos em torno do cuidar e do educar bem como das questões que envolvem a articulação desses dois eixos e de uma pedagogia voltada para a criança e sua infância, este estudo vai, de forma detalhada, buscar entender o que é este cuidar e educar, onde ele deve estar como ele deve estar articulado, o que é necessário para que esta associação aconteça, e quais as vantagens que está trará para as educadoras. Bem como aprofundar os conhecimentos a cerca da existência de uma pedagogia voltada para a infância da criança, uma pedagogia que deve valorizar a criança num todo em seus aspectos físico, cognitivo e social, e assim perceber o que estes tratam de vantagens para a vida das educadoras.
Bolsista: Caroline Fontana Orientadora: Alessandra Tiburski Fink
De Agosto de 2010 a julho de 2012
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Projeto: A arte de aprender e ensinar: um estudo sobre a prática pedagógica dos egressos do curso de pedagogia da URI/FW em sua relação com a formação docente acadêmica.
RESUMO: A pesquisa - A arte de aprender e ensinar: um estudo sobre a prática pedagógica dos egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus de Frederico Westphalen - RS, em sua relação com a formação docente acadêmica. Objetiva analisar como foi percebida pelos egressos a arte de aprender e ensinar na formação docente do Curso de Graduação em Pedagogia e qual a sua interferência na prática pedagógica. Baseado na teoria de Paulo Freire e nos estudos realizados por Rubem Alves, Maurice Tardif, Maria Isabel da Cunha, Marcos Antônio Lorieri, Terezinha Azeredo Rios, entre outros, pode-se vislumbrar que um verdadeiro educador necessita ter uma boa formação acadêmica na qual consiga elencar teoria e prática, determinando, assim, agir de modo flexível a ponto de solucionar eventuais problemas que possam surgir durante sua prática pedagógica de maneira correta e eficiente. Também que ensine com arte, ética e estética, pois são estes fatores que propiciam ao professor a capacidade de encantar seu aluno de tal forma que o mesmo sinta vontade de querer estar no ambiente escolar, voltado para a busca do conhecer, do criar e do recriar. A formação docente deve estar voltada para a reflexão, para o respeito do aluno como um ser contextualizado, exigindo, sempre a busca, o criticismo e o reconhecimento de sua incompletude. Urge, então, preparar educadores para ensinar com esperança e humildade, diálogo e o comprometimento com sua profissão e com seu aluno.
Bolsista: Salete Maria Moreira da Silva Orientadora: Juliane Claudia Piovesan
Bolsista: Salete Maria Moreira da Silva Orientadora: Juliane Claudia Piovesan
De agosto de 2009 a julho de 2011