Projetos de Extensão



Dificuldades de Aprendizagem e Ludicidade: Brincando eu Aprendo
RESUMO: O ser humano nasce apto a aprender. A aprendizagem é um processo natural e se não estiver ocorrendo deve existir um motivo, o qual deve ser identificado e tratado, afinal, inicia-se o processo de ensino-aprendizagem desde o nascimento, com o andar, o falar, o se alimentar e diversas outras situações que irão garantir a socialização e o desenvolvimento cognitivo, motor, intelectual e afetivo. A aprendizagem acontece de maneira particular na vida do indivíduo, existem diversos fatores afetivo-emocionais que podem impedir que este processo seja natural. Tendo por base estudos e investigações referentes ao processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades encontradas neste caminho e a mediação do educador, verifica-se que esses fatores podem contribuir para o fracasso ou sucesso da vida escolar do aluno. Neste aspecto, o projeto extensionista “Dificuldades de aprendizagem: brincando eu aprendo”, objetiva analisar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o aprender de crianças com dificuldades, oportunizando às crianças de 1º a 3º ano de duas Escolas Estaduais do Município de Frederico Westphalen momentos especiais de encontro com o lúdico, auxiliando no processo educativo. Destaca-se que estas atividades serão desenvolvidas na Brinquedoteca e no Laboratório do Curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões URI - Campus de Frederico Westphalen. Neste sentido, como metodologia o projeto prevê primeiramente o estudo teórico sobre a temática abordada, através de leituras de estudiosos da área. Ainda confecção de materiais pedagógicos, como jogos e demais recursos didáticos a fim de oportunizar aulas pedagógicas de reforço escolar. Também fortalecerá aspectos da vida infantil que contribuem para a aprendizagem, que é a brincadeira e o lúdico, gerando assim o conhecimento e o gosto pelo aprender, uma vez que o lúdico é uma ponte que auxilia neste processo criando condições para a aprendizagem, além de ser uma importante ferramenta, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. O brincar, em sua leveza e descontração é coisa séria, através dele, a criança desenvolve diversos aspectos essenciais, tais como, a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima. Ao voltarmos nosso olhar para a educação, percebe-se a necessidade de mudanças no âmbito educacional, bem como, a importância da utilização de atividades lúdicas, uma vez que, estas interferem significativamente na aprendizagem das crianças com dificuldades. Este trabalho vem a contribuir para uma ação em conjunto com professores, nas escolas visando uma melhor qualidade no ensino, respeitando que o aprender deve ser um ato de prazer.



 Acadêmica: Manoelle Silveira Duarte         Orientadora: Juliane Cláudia Piovesan

Agosto de 2011 à Julho de 2012
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Projeto: A arte de contar histórias: perspectivas teóricas e práticas  

Resumo: Neste projeto, objetiva-se conhecer como a contação de histórias pode contribuir para o processo de construção do conhecimento, bem como a formação do indivíduo enquanto leitor crítico. Além disso, busca-se aprofundar os conhecimentos em torno da arte de contar histórias, trazendo para a função do bolsista dessa prática de extensão ser o suporte para a efetiva consolidação do grupo de contação de histórias já existente, fazendo com que o mesmo se caracterize como um espaço para aprender, para descobrir, para a construção e a viagem pelo mundo da imaginação. Partindo da pesquisa bibliográfica e das práticas realizadas, foi possível compreender que não é qualquer leitura que estimula a criança a interessar-se pelos livros. O sucesso deste quesito está no valor da voz, nas pausas, no jogo de ritmo, na interação entre o contador de histórias e o ouvinte, na sensação que a história contada pode exercer sobre quem ouve, enfim, todos esses elementos poderão provocar na criança o interesse em ler. É baseando-se nestes aspectos relevantes que o Grupo de Contação de Histórias promove suas atividades, buscando sempre observar os interesses que as crianças apresentam pelas histórias em cada fase de formação do leitor, conduzindo o futuro leitor a interessar-se pelos livros infantis. 

Bolsista: Elisiane Andréia Lippi                   Orientadora:Alessandra Tiburski Fink

 De agosto de 2010 a julho de 2012


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Projeto: Ensinando com a Música: uma prática possível  
Resumo: O presente texto é parte do projeto de extensão “Ensinando com a música: uma prática possível”, o qual está desenvolvendo oficinas pedagógicas musicalizadas com as crianças em situação de risco social do Município de Frederico Westphalen, promovendo a integração da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen, enquanto produtora e difusora de conhecimento com a comunidade. O estudo está embasado nos escritos de autores que buscam alicerçar a importância de uma educação mais musicalizada, afirmando que a referida desenvolve vários aspectos no ser humano. Assim, destaca-se a relevância para o aprendizado das crianças em situação de risco social do Município de Frederico Westphalen, proporcionando momentos especiais e prazerosos com a musicalidade. 



  Bolsita: Deise Roberta Veronez                  Orientadora: Juliane Claudia Piovesan


De agosto de 2009 a julho de 2011

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Projeto: Pedagogia da Comunicação: Espaços Emergentes do Pedagogo Graduado na URI - Campus de Frederico Westphalen/RS


Resumo: O presente projeto objetiva estudar a criação de ecossistemas comunicativos, relacionando-os à Pedagogia da Comunicação. A mesma interage com a educação e a comunicação por meio das tecnologias da informação junto com a comunidade. Esta prática de educação não-formal mostra que uma educação comprometida com a mudança deve fazer o uso de recursos da comunicação e permitir a informação contextualizada e teórica com linguagem acessível, e a construção do conhecimento, com pais, professores e alunos. Este projeto utiliza-se de duas fontes tecnológicas: a linguagem radiofônica, através da realização das pautas de um programa de rádio intitulado Fala Pedagogo, que objetiva orientar os pais, através da linguagem comunicativa, garantindo informações pedagógicas. O mesmo está inserido na programação semanal da Rádio Comunitária, no município de Frederico Westphalen e desdobrar-se, também, com futuras parcerias em rádios nos municípios da região.  Os temas das edições são criados com base em temáticas que envolvem a educação de crianças e sugestões das pessoas que acompanham os programas. O contato com os ouvintes vem sendo realizado através de um endereço eletrônico, que serve como um canal de comunicação entre o público alvo e os organizadores das edições. Atingindo uma segunda fonte de comunicação, o projeto tem atuação na mídia impressa com a criação e a organização das pautas do Jornal Pedagogia em Questão, divulgando ações desenvolvidas pelos acadêmicos e docentes do curso. Neste segundo ano de trabalho, o projeto direciona-se, também, para uma terceira fonte tecnológica, somando a criação, a organização e a manutenção de um site na web, onde serão postadas as edições escritas do Fala pedagogo, bem como, os demais artigos escritos relacionados ao tema. Como referencial teórico, vê-se que a comunicação sustenta a diversidade cultural, na possibilidade de fomentar a inovação através das tecnologias da informação que compartilham conteúdos culturais. Sabe-se, ainda, que a comunicação é um processo complexo, porém natural e através destes veículos de comunicação, somos capazes de comunicarmos ideias, sentimentos, conhecimentos e saberes, utilizando-se do diálogo e da informação. Freire (1987) elucida que na concepção de comunicação, o diálogo é entendido como um método que leva o sujeito a pensar verdadeira e criticamente e torna possível compartilhar estes conteúdos. Referenciamos, ainda, a relação da Pedagogia da Comunicação, à figura do Educomunicador, sendo que o profissional de pedagogia mantém tal qualidade que torna-se capaz de atuar junto à diversidade cultural, comunicando saberes para que haja a construção de um novo conhecimento.

Bolsista: Manoelle Silveira Duarte                          Orientadora: Elisabete Cerutti


 De agosto de 2010 a julho de 2012

 

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