segunda-feira, 18 de julho de 2011

Postado por Elisabete Cerutti e Manoelle Duarte às segunda-feira, julho 18, 2011
 HORA DO BANHO VIRA UMA LUTA!

Chegou a hora de ir para o banheiro, surgem mil desculpas, vale até se fazer de estar dormindo ou entrar no banheiro e fingir que tomou banho.
Isto acontece por volta dos 7 ou 8 anos, quando as crianças já se sentem donas do seu próprio corpo, e quererem decidir como irão se cuidar. Depois de passar longos anos com os pais dando banho e vestindo, as crianças já possuem autonomia suficiente para fazerem isso sozinhas, porém, isso acaba gerando um momento de aflição tanto para as crianças, quanto para os pais.
Segundo a psicanalista de criança, Silvia Rabello, opor-se à determinação dos pais é uma forma de o filho demonstrar que é dono da situação; e fazer o contrário do que lhe foi ensinado, neste caso não tomar banho é um jeito de brincar e saborear esse poder.
Fiquem ligados, pois agora vêm as dicas para os pais evitarem que esta briga comece. Façam que este seja um momento de descontração, deixem que as crianças brinquem com brinquedos. Ensinem a lavar-se com muita calma, outra dica é, marcar sempre um horário para o banho, e procure não mudá-lo.
E para finalizar, é de extrema importância que seus filhos entendam a importância do banho para a sua saúde, depois de entender isso, vocês não terão mais problemas na hora de tirar as sujerinhas do corpo da criança.

Fonte de pesquisa: TOMAR BANHO É UMA LUTA. Revista Crescer. V.9 n.101, abr./2002. p. 


 

FALA PEDAGOGO - URI- FW Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez