sexta-feira, 15 de julho de 2011

Postado por Elisabete Cerutti e Manoelle Duarte às sexta-feira, julho 15, 2011
Toda manhã é a mesma briga, a criança já acorda afirmando que não vai a escola, grita, chora, bate pé, e com todo carinho a paciência, a mãe já vai conversando e tentando convencê-la que na escola tem os amiguinhos, que a professora esta esperando por ela... Mas de nada adianta, a criança sempre esta com a resposta na ponta da língua para justificar o porquê não quer ir à escola. Esta cena é vivenciada por muitas mães, mas que a tranquilidade permaneça.
Mas, a partir dos quatro anos isso muda, pois a criança já possui seu vocabulário mais amplo, sabendo utilizar as palavras para argumentar a situação, ela não parte para a birra e a bateção de pé, ela tenta convencer o adulto, sejam os pais, tios, avós ou, até mesmo, a professora através de palavras, muitas vezes até convincentes.
Nesta idade a criança possui dificuldade para compreender as regras e não entende o ponto de vista do outro, neste caso, o adulto que tenta explicar a situação.
Quando seu filho apresentar uma cena de brabeza, não aja como se fosse engraçado seu comportamento naquele momento, isso deixa a criança mais brava e irritada, pois ela entende que você não quer escutá-la.
Portanto, é muito importante que você escute o que ela tem a dizer, considere o desejo que ela possui no momento, e através do diálogo tente mostrar o outro lado da história.
Algumas crianças possuem a personalidade mais forte, e acabam demonstrando mais sua brabeza, enquanto outras são mais calmas e tranquilas. Para ajudar seu filho neste sentido, deixe sempre as regras bem claras, consistentes e argumente-as. E, lembre-se agressividade em demasia não é um bom sinal, se isso acontecer, é hora dos pais reverem algumas atitudes e impor alguns limites.

Bibliografia pesquisada: NUMA BRABEZA SÓ. Revista Crescer. v. 10 n. 19, out/2003 p. 72.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 

Quem ainda não presenciou uma cena do seu filho em alguma loja ou supermercado fazendo um escândalo enorme porque queria levar para casa algum brinquedo ou objeto? É difícil alguma mãe, que não ficou por alguns minutos sem saber o que falar esperando a criança se acalmar. Fique ligado, pois a dica é sair logo de cena e acalmar a criança.
Normalmente estes escândalos acontecem porque a criança quer chamar a atenção para conseguir algo que, em um simples pedido não conseguiu, então, a criança acha que através do choro e de gritos vai convencer os pais que a melhor saída é dizer um sim, deixando a criança fazer, ou ter o que quiser.
Mas lembrem-se, cada criança possui suas características próprias e sabe qual é o seu limite, neste caso, cabe aos pais conhecerem seus filhos e perceberem quando a situação pode se agravar, pois, desta forma, quando você notar que a criança está começando a fazer birra, vai contornando a situação.
Para evitar que aconteçam essas birras em lugares públicos, convide seu filho para auxiliá-lo na tarefa que está desenvolvendo, mantenha-o sempre junto com você, peça ajuda dele para fazer algo, assim o passeio torna-se mais interessante para a criança e você possui o controle da situação.
E nunca esqueça de escutar o que seu filho tem a dizer, sempre que escutada a criança se sente respeitada, isso também ajuda a acalmar a criança nestes casos.

Bibliografia: UM SHOW DE BIRRA. Revista Crescer. v 9 n. 105 ago/2002 p. 74






 

FALA PEDAGOGO - URI- FW Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez