sexta-feira, 15 de julho de 2011

Postado por Elisabete Cerutti e Manoelle Duarte às sexta-feira, julho 15, 2011
FOLCLORE



 Folclore comemorado no dia 22 de agosto TR consigo uma série de lendas, mitos e diversas crenças. Entendemos por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes.
De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra ‘’Folclore’’, que quer dizer ‘’sabedoria do povo’’. O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois, por meio desse conjunto, pode-se conhecer a antiga cultura dos mesmos e a formação da cultura presente nos dias de hoje.
Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, uma vez que, cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, tendo em vista que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.
Sabemos que as lendas e mitos se diferem nas diferentes regiões do mundo, de acordo com suas crenças e costumes. Muitas são ainda desconhecidas, pelo fato de serem de crendices populares. Podemos citar como as mais conhecidas, a temida lenda do Lobisomem, do Saci-Pererê, menino que possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca, fazendo algazarra por onde passa com seu redemoinho de vento.
Há também, a linda história de Iara, a Mãe das águas que toma banho nos rios e canta uma melodia irresistível, fazendo com que vários homens se joguem nos rios. Temos também a lenda da Mula sem cabeça, do Negrinho do Pastoreio e a eterna lenda que faz parte da infância de muitas crianças, a lenda do Bicho-papão. Entre muitas outras.



Fonte de Pesquisa: Folclore Brasileiro. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm> Acesso em 01 de Ago. 2009.

- CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO ASSUNTO


 

FALA PEDAGOGO - URI- FW Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez