segunda-feira, 18 de julho de 2011

Postado por Elisabete Cerutti e Manoelle Duarte às segunda-feira, julho 18, 2011

SOZINHOS EM CASA? 

Você sabe qual é momento certo para deixam seu filho sozinho em casa? O nosso tema de hoje será sobre a escolha deste momento. São muitos os perigos em uma casa diante da curiosidade das crianças. Apesar de orientar a criança a não mexer em remédios, produtos de limpeza, tomadas, fogão, liquidificador entre outros eletrodomésticos, a curiosidade fala mais alto e a criança acaba mexendo.

Internet
Mas não é somente dentro de casa que há perigo. Brincar no pátio do prédio, ir e voltar da escola sozinho sem nem um adulto por perto, também se torna perigoso quando falamos de crianças. Estas escolhas devem ser analisadas e repensadas, pois de certa forma expõem a criança a muitos riscos.

Não é por que seu filho tem 8 ou 10 anos que está preparado para ficar em casa ou sair na rua sozinho, nesta idade eles não têm noção exata do perigo. Se os pais conhecerem a personalidade do filho, já ajuda na hora de tomar a decisão, pois o limite da liberdade de cada criança varia tanto quanto sua personalidade. Uma maneira de testar a confiança de seu filho é designando a ele algumas tarefas, se cumpri-lás na maior parte das vezes é um sinal de que pode ganhar liberdade.

Para encerrar este assunto de hoje, vamos deixar algumas dicas para que você observe se seu filho já pode ficar ou sair sozinho por ai. Observe se ele faz as obrigações normais sem precisar receber ordens todas as vezes; se é capaz de escolher entre várias alternativas justificando sua escolha. Se é capaz de reconhecer seus próprios erros, estuda e brinca sozinho. Observe também, se possui opinião própria e se concentra para realizar as tarefas. É o aspecto mais importante, se respeita limites, obedece e cumpre com o que diz.


  Fonte de pesquisa: SOZINHOS, AINDA NÃO. Revista Crescer. v.10  n. 120, NOV./2003. p. 101.
 

FALA PEDAGOGO - URI- FW Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez