sexta-feira, 15 de julho de 2011

Postado por Elisabete Cerutti e Manoelle Duarte às sexta-feira, julho 15, 2011
PIOLHOS

Olá amigos, começam as coceiras na cabeça e o bichinho logo se multiplica. são os piolhos, aqueles visitantes indesejáveis que as crianças insistem em levar para casa. O contra ataque deve ser rápido!

Para tanto, torna-se necessário checar periodicamente a cabeça de seu filho, pois, o piolho passa de uma cabeça para outra pelo contato direto entre os fios de cabelo. Basta um abraço apertado entre os amiguinhos, ou uma troca de bonés, de roupas, de escova de cabelo ou de presilhas, que o bichinho logo resolve trocar de ambiente. Então, como tratar e resolver este problema? Cada piolho pode viver até dois meses na cabeça de uma pessoa, e nesse período é capaz de botar até 300 ovos. A criança infectada precisa de tratamento imediatamente, tanto para evitar que passe para as outras pessoas quanto para aliviar a coceira no couro cabeludo, que é o principal sintoma da presença de piolhos. Cortar os cabelos curtinhos, pouco adianta, porque as lêndeas (ovos que dão origem aos piolhos) se instalam na raiz dos fios.
           O melhor é consultar um pediatra para receber a orientação adequada, que costuma ser a aplicação de sabonetes e xampus à base de permitrina, substância que mata os bichinhos. Uma aplicação pode ser suficiente. O mais indicado é fazê-la antes da criança dormir, para evitar que ela leve os cabelos à boca.
Depois da lavagem vem o pente fino: passe-o várias vezes no cabelo da criança, para arrancar as lêndeas e piolhos que morrem grudados nos fios. Duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água podem acelerar esta tarefa. Esta mistura ácida ajuda a deslocar as lêndeas e piolhos, porém não os mata e, portanto, não substitui o uso do medicamento.
Preste atenção, porque pode haver reinfestação. Isso acontece, pois o piolho pode viver até dois dias fora da cabeça. Por isso, além do tratamento do xampu, é preciso ferver todas as roupas das crianças, inclusive as de cama, para evitar a reinfestação. Caso aconteça, não há problema em aplicar novamente o xampu. O que interessa, é que seu filho volte à escola sem piolhos. Mas é importante lembrar que esses cuidados devem ser feitos com naturalidade, de forma positiva porque o vilão dessa história é o piolho e não seu filho.

 Fonte de pesquisa: PENTE-FINO NOS PIOLHOS. Revista Crescer. jun/2002. p. 76.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                                           


Você sabe qual é momento certo para deixam seu filho sozinho em casa? O nosso tema de hoje será sobre a escolha deste momento. São muitos os perigos em uma casa diante da curiosidade das crianças. Apesar de orientar a criança a não mexer em remédios, produtos de limpeza, tomadas, fogão, liquidificador entre outros eletrodomésticos, a curiosidade fala mais alto e a criança acaba mexendo.

Mas não é somente dentro de casa que há perigo. Brincar no pátio do prédio, ir e voltar da escola sozinho sem nem um adulto por perto, também se torna perigoso quando falamos de crianças. Estas escolhas devem ser analisadas e repensadas, pois de certa forma expõem a criança a muitos riscos.

Não é por que seu filho tem 8 ou 10 anos que está preparado para ficar em casa ou sair na rua sozinho, nesta idade eles não têm noção exata do perigo. Se os pais conhecerem a personalidade do filho, já ajuda na hora de tomar a decisão, pois o limite da liberdade de cada criança varia tanto quanto sua personalidade. Uma maneira de testar a confiança de seu filho é designando a ele algumas tarefas, se cumpri-lás na maior parte das vezes é um sinal de que pode ganhar liberdade.

Para encerrar este assunto de hoje, vamos deixar algumas dicas para que você observe se seu filho já pode ficar ou sair sozinho por ai. Observe se ele faz as obrigações normais sem precisar receber ordens todas as vezes; se é capaz de escolher entre várias alternativas justificando sua escolha. Se é capaz de reconhecer seus próprios erros, estuda e brinca sozinho. Observe também, se possui opinião própria e se concentra para realizar as tarefas. É o aspecto mais importante, se respeita limites, obedece e cumpre com o que diz.


  Fonte de pesquisa: SOZINHOS, AINDA NÃO. Revista Crescer. v.10  n. 120, NOV./2003. p. 101.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tatibilate, o que é isto?

Muitas pessoas nunca ouviram esta expressão, pois o tatibilate é mais conhecido como falhas no desenvolvimento da linguagem da criança. Lembrando que o desenvolvimento completo da linguagem dura, aproximadamente, quatro anos. Se seu filho completar esta idade e ainda apresentar falha na linguagem, procure ajuda, pois algo está errado.

Existem crianças que possuem um vocabulário mais amplo, enquanto outras demoram um pouco mais para falar. Segundo especialistas, entre quatro e cinco anos de idade, a criança já forma frases de cinco palavras, tem vocabulário de 1.500 termos, emprega substantivos, adjetivos e advérbios. Mas preste atenção! Não esqueça que cada criança possui seu ritmo, nem todas se desenvolvem da mesma forma e ao mesmo tempo.


            As causas deste problema na linguagem podem ser emocionais, físicas ou auditivas, neste caso, você deve procurar ajuda de um profissional para avaliar e diagnosticar o problema.

            Agora fica a dica do programa de hoje, não infantilize a linguagem ao falar com seu filho, pois, a criança aprende falar ouvindo, e consequentemente da forma que ela escuta, ela irá falar. Portanto alguns estímulos são de grande ajuda para o desenvolvimento da linguagem na criança, descreva atividades do dia a dia em voz alta para a criança, você pode também, ensiná-la a falar em um telefone de brinquedo, ler histórias e questioná-la fazendo-a relatar o seu dia na escola.


Bibliografia pesquisada: O FIM DO TATIBILATE. Revista Crescer. v. 10 n. 120, NOV/2003 p. 91.


 

FALA PEDAGOGO - URI- FW Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez