PRIMEIRO DENTINHO
O primeiro dentinho do seu bebê
Internet |
Olá amigos que acompanham nosso blogger! Nosso tema de hoje é o primeiro dentinho do seu bebê, que muitas vezes, parece que custa a nascer. Mas depois que todos aparecem você fica mais tranquila, porém, naquela vigilância diária para que seu filho não esqueça de escovar os dentes. Mas preste atenção, a prevenção deve começar muito antes de a criança ter seu primeiro dente. O bebê que é amamentado ao seio já está recebendo cuidados importantes. Além dos benefícios para sua saúde, a sucção estimula o crescimento dos ossos da face, a formação da arcada dentária e o perfeito posicionamento da língua, este desenvolvimento deve ser harmonioso para que seu filho não apresente problemas de fala nem precise usar aparelho para correção de dentes.
Se ele é alimentado na mamadeira é melhor usar bicos ortodônticos de silicone ou de borracha dura, com furo estreito, e localizado na parte superior, assim os movimentos de sucção serão similares aos feitos no seio materno. Nunca corte a ponta do bico.
A higiene da boca do bebê que mama no peito ou na mamadeira deve ser feita desde o nascimento. Basta passar nas gengivas uma gaze umedecida em água filtrada para retirar os resíduos do leite. Se preferir, experimente uma ‘’dedeira’’ aparato de silicone com pequenas elevações imitando as cerdas de uma escova de dente, que você encaixa no dedo como se fosse um dedal e passa na gengiva da criança. Isto não é exagero. Ao fazer essa limpeza, além de dar prazer à criança por coçar suas gengivas, os pais iniciam um hábito saudável: a boa higiene dentária. Quanto à frequência, uma vez por semana é suficiente. Não deixe de ler as próximas dicas!
Fonte de pesquisa: DENTE, DENTINHO, DENTÃO. Revista Crescer. jun/2002. p. 30.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como perceber se o dentinho já está nascendo?
É fácil perceber quando um dentinho está querendo sair. O bebê costuma demonstrar irritação e querer colocar na boca tudo que vê pela frente porque, isso alivia a coceira da gengiva. Em geral, os dois dentes incisos da arcada inferior, ou seja, os dentes que ficam na frente na parte de baixo, nascem primeiro. É comum as mães se queixarem de que seu filho tenha febre nestas ocasiões pelo menos até a gengiva ser rompida. No entanto, não há comprovação científica de que essa febre esteja relacionada ao nascimento do dente. Nesta fase, continue firme na escovação com a dedeira ou com a gaze agora embebida em água gelada para dar alívio na área irritada da gengiva. Os mordedores também são de grande ajuda, mantenha-os sempre limpos.
Internet |
Vale a pena fazer uma visita ao dentista nesse período para receber uma orientação mais detalhada e completa que inclui dicas sobre alimentação. Com o nascimento dos dentes, seu filho precisa exercitar a mastigação, por isso não basta a papinha no liquidificador, os alimentos devem ser cozidos e amassados com o garfo.
Maiores informações, busque auxílio do dentista, profissional da área, que tem todas as orientações para você e a sua pequena criança.
Fonte de pesquisa: DENTE, DENTINHO, DENTÃO. Revista Crescer. jun/2002. p. 30.