segunda-feira, 18 de julho de 2011

Postado por Elisabete Cerutti e Manoelle Duarte às segunda-feira, julho 18, 2011
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 



Aprenda a despertar o gosto pela leitura em seu pequeno!

O reflexão desta pauta, será sobre as crianças que não gostam de ler... Ou melhor, não possuem o hábito da leitura, pois depois de perceber o quanto é bom ler, aprender e viajar no mundo da imaginação todas as crianças despertam para esta atividade saudável e enriquecedora.


 Internet
Depois de alfabetizada, a criança começa a ler todas as palavras que aparecem pela frente, em placas nas ruas, em vitrines de lojas ou até mesmo em pequenas manchetes na TV. É nesta hora que os pais devem agir, incentivando a leitura. Uma boa dica para realizar isso, é você convidar seu filho para ler com você, escolha um bom livro com uma história curta de interesse dos dois.
Mas prestem atenção, pois vocês pais devem dar exemplos aos seus filhos, é importante que vocês demonstrem interesse pela leitura, pois não adianta vocês cobrarem de seu filho uma atitude que vocês nunca demonstraram. Lembrem-se que os pais são como espelhos para os filhos quando ainda pequenos.
Outra dica interessante, é que vocês combinem com a criança um momento de leitura, se seu filho já está alfabetizado, deixem alguns livrinhos com histórias curtas, como tarefa de casa, e quando vocês chegarem do trabalho ele deverá lhes contar a história, para variar a atividade, leiam a mesma em voz alta, vão intercalando parágrafos entre vocês e ele, usem fantasias, transcrevam histórias para desenhos, enfim há uma série de atividades que podem ser realizadas para que vocês despertem em seu filho o gosto pela leitura.
Lembrem-se a experiência vai tornando a leitura mais agradável, e depois disso vocês verão seu filho ler fluentemente e com prazer.
                                                              
Fonte de pesquisa: COM PREGUIÇA DE LER. Revista Crescer. v.10  n. 119, out/2003. p. 93.

---------------------------------------------------------------------------------------------

A leitura é uma ação produtora de diversos sentidos. Ou seja, o sentido não está pronto no texto. É só quando o leitor age, com seu jeito próprio, que o mundo do texto se torna complexo e significativo para ele.

 Internet
            Sabemos que é nos anos iniciais que a criança fixa bons hábitos de ler e desenvolve o gosto e interesse pela leitura, ou seja adquirem o habito de ler, é o maior período do desenvolvimento da criança e de interesse pela leitura. A escola é um lugar destinado ao aprendizado da leitura, sendo que a mesma é uma atividade de assimilação do conhecimento, de interiorização e reflexão. Portanto, o ato de ler é função primordial da escola, é ela que possibilita ao educando a função de ler o mundo Paulo Freire (1990) ressalta que não basta realizar somente a leitura de mundo, mas, sim avançar em uma leitura crítica da realidade, Freire defende, também, a necessidade do diálogo entre as pessoas, afirma que esta troca de ideias empenha-se na transformação constante da realidade, justificando assim sua importância no ambiente escolar.
            Para os pais que estão em casa fica a dica: acompanhem seus filhos durante a realização das tarefas escolares, observem a leitura de seu filho, se necessário combine com ele alguns horários para lerem livros e revistas juntos. No final será uma diversão.
Já os professores, disponibilizem e trabalhem diversos gêneros textuais, como revistas, jornais, textos informativos, literários, poesias, rótulos, propagandas e embalagens, tornando a aula mais atrativa e prazerosa, despertando assim a vontade e o hábito de ler. 

Fonte de pesquisa: COM PREGUIÇA DE LER. Revista Crescer. v.10  n. 119, out/2003. p. 93.
----------------------------------------------------------------------------------------------


 Você sabe como estimular seu pequeno a ter o hábito de ler. Comece por você, leia sempre, é bom para você e excelente para seu filho, que seguirá o exemplo naturalmente.
Leia para ele desde bebê, com entonação e emoção. Os filhos, cujos pais leram bastante para eles quando pequenos, têm um desempenho melhor em sala de aula e a proximidade com o mundo da escrita facilita a alfabetização e ajuda em todas as matérias escolares, pois grande parte do aprendizado em história, geografia, matemática, e, principalmente em português, se dá por meio da leitura de livros.
Internet
Sendo assim, dê livros e revistas para seu filho de presente, deixe os livros sempre ao alcance das mãos deles. Um dos fatores que mais influência positivamente a aprendizagem é a presença de livros em casa. Lares modestos com mais livros produzem melhores alunos, do que lares mais ricos com menos livros, ou seja, quanto mais livros em casa, melhor será o desempenho das crianças. Mas, preste atenção, não basta ter os livros enfeitando as prateleiras. É preciso ler.
Estimulem atividades que usem a leitura: jogos, receitas, mapas, façam da leitura um momento de prazer, podem até estourar uma pipoca, escolher um lugar confortável, que não haja barulho, e onde vocês e seu filho se sintam bem. Levem-no para explorar as bibliotecas e livrarias próximas a sua casa, deixem-nos realizarem as leituras que lhe chamem a atenção, pois assim, torna-se mais prazerosa. Ensinem-no a emprestar seus livros que já lerem e a pedirem livros emprestados. Assim além de seu filho, vocês estão á estimulando os colegas dele também. Estas foram as dicas de hoje.  Agora é com vocês: sigam as dicas e ajudem seu pequeno a melhorar o desempenho escolar. 

Fonte de pesquisa: COM PREGUIÇA DE LER. Revista Crescer. v.10  n. 119, out/2003. p. 93.

-----------------------------------------------------------------------------------------------


Internet
Todos nós aprendemos. A aprendizagem é parte normal de nossas vidas, tão obvia que quase não nos damos conta de sua importância. O ser humano nasce com comportamentos inatos, o que assegura nossa sobrevivência é a capacidade de aprendermos uns com os outros a partir do nosso ambiente. As formas de aprender são múltiplas: através da observação, ensaio, do erro, entre outras, todas estas aprendizagens se dão de forma absolutamente natural. A escola é onde o aluno busca o conhecimento formal. Ela tem a clara missão de ensinar assuntos e habilidades que terão valor durante a vida adulta e que, dificilmente, poderiam ser aprendidos em outro lugar. O ser humano é o único capaz de aprender fora do contexto devido à capacidade de generalização que permite aplicar estes conhecimentos aprendidos.
Desta forma, sabendo que o conhecimento é algo inato em nós seres humanos, e precisamos aprimorá-lo no ambiente em que estamos inseridos, sabendo também, que é na escola que buscamos o conhecimento formal, o que justifica a importância de acompanhar a aprendizagem de seus filhos. Desta forma, incentive seu filho, acompanhe a lição de casa, combine um horário para os estudos, organize um ambiente em sua casa para a realização da tarefa escolar, este lugar deve ser o mais tranquilo possível. Ofereça sempre ajuda, e estimule seu filho, mas preste atenção: estimular não é executar a tarefa, não faça a lição para ele, pois quando estimulados pelos pais para estudar e fazer as lições de casa os filhos têm um maior desempenho escolar. 
Fonte de pesquisa: COM PREGUIÇA DE LER. Revista Crescer. v.10  n. 119, out/2003. p. 93.
 

FALA PEDAGOGO - URI- FW Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez