segunda-feira, 18 de julho de 2011

Postado por Elisabete Cerutti e Manoelle Duarte às segunda-feira, julho 18, 2011

FASE DO BESTEIROL 

O assunto é aquela fase em que a criança só sabe falar palavras desagradáveis como, xixi, cocô, pum. Esta é a chamada fase do besteirol. Quem ainda não presenciou uma cena destas durante um passeio com a família ou dentro da sala de aula com os professores e colegas? Já que estas palavras são motivos de risada, as crianças ficam repetindo para criar graça e fazer os colegas rirem.
Esta fase acontece entre os 5 e 7 anos e as crianças tendem a falar estas palavras para provocar os pais, professores e familiares e se manter como o centro das atenções, uma vez que isso é motivo para os colegas rirem e os pais ficarem furiosos com a situação. Muitos amigos e colegas acham isso muito engraçado, e acabam entrando na onda do besteirol e saem inventando histórias malucas com estes tipos de palavras.
Mas, prestem atenção! Vocês pais e professores não devem permitir que estes momentos de besteirol aconteçam, é importante que a criança aprenda que estas palavras não ofendem as pessoas, mas não são nem um pouco agradáveis de escutar, são palavras de certa forma nojentas, e que as outras pessoas não são obrigadas a escutar.
Talvez seja necessário repetir várias vezes, mas, tenham calma, pois essa fase logo vai passar, aja naturalmente quando escutar estas expressões, sempre repetindo que estas palavras são desagradáveis e as outras pessoas não precisam escutar, diga que eles podem falar estas palavras quando estão sozinhos, mas não devem obrigar outras pessoas a ouvi-las
Lembrem-se: Com as crianças tudo é passageiro, nada melhor que o diálogo e a compreensão para resolver o problema.

Fonte de pesquisa: FASE DO BESTEIROL. Revista Cresce. v.10 n.118 set/2003. p.75.
 

FALA PEDAGOGO - URI- FW Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez